O presente trabalho busca entender a explicação da ‘idade’ do Aprendiz Maçom. O primeiro contato com esse questionamento aparece quando o Venerável Mestre da Loja na abertura dos trabalhos, pergunta ao Primeiro Vigilante a idade. A resposta é imediata: A idade do Aprendiz Maçom é de três anos de idade. Mas essa idade tem um porquê, que faz parte da jornada do Aprendiz e de todos os demais irmãos. (GOB, 2009) (FACHIN, 2018)
Três é um número importantíssimo para a Maçonaria. A Loja respira o ternário. A bateria do grau, as luzes da Loja representadas pelo Venerável Mestre, o Primeiro e o Segundo Vigilante, as decorações do Templo simbolizadas pelos Ornamentos, os Paramentos e Joias. Dentro de cada um destes existem três divisões para os Ornamentos temos a Orla Dentada, o Pavimento Mosaico e a Corda de 81 Nós, para os Paramentos existem o Livro da Lei, o Esquadro e o Compasso, para a Joias Fixas encontram-se a Pedra Bruta, a Pedra Polida e a Prancheta e para as Joias Móveis veem-se o Prumo, o Nível e o Esquadro. Três são as ferramentas do Aprendiz, o Maço, o Cinzel e a Régua de 24 Polegadas. Três também é a idade do Aprendiz Maçom. (FACHIN, 2018)
Três também são os Degraus simbólicos da passagem do profano para o sagrado, os quais utilizam da intervenção da vontade, da inteligência e da razão. Eles resumem o saber e facilitam o acesso ao conhecer. Representam os três anos de idade do Aprendiz e as três primeiras artes que são a gramática, a retórica e a lógica, representam o plano físico ou material, o psíquico ou mental e o plano astral. Bem como correspondem à divisão ternária de corpo, alma e espirito. (FACHIN, 2018)
A idade de três anos do Aprendiz corresponde às jornadas que ele irá percorrer para seu desenvolvimento. Essa missão compreende a apreciação, análise ou compreensão das lições apresentadas, pois o apenas lê, escreve e soletra. Está desenvolvendo o Poder da Palavra para poder dominar as ciências da gramática, da lógica e da retórica. Clarificando parte do entendimento do número três, têm-se o número ‘1’ um, representando a unidade Universal, ‘2’ dois, na figura da dualidade Manifesta da e o ‘3’ três como a Trindade ou perfeição. (FACHIN, 2018)
A Maçonaria como sistema filosófico objetiva despertar no homem o desenvolvimento, ofuscando a ignorância, chamando para o dever de cidadão, com estimulo de amor ao próximo, dedicação à família e a cima de tudo respeito a Deus. Pois somos o santuário de Deus onde o Espirito de Deus habita em nós. (FACHIN, 2018)
E que nunca nos esqueçamos de sermos eternos Aprendizes.
Que assim seja.
REFERÊNCIAS
FACHIN, L. Virtude e verdade: graus simbólicos. 2. ed. Porto Alegre: AGE, v. Tomo I, 2018. 388 p. ISBN 978-85-8343-134-3; E-BOOK 978-85-8343-140-4.
GOB. Ritual do 1º grau: Aprendiz-Maçom do Rito Escocês Antigo e Aceito. São Paulo: Grande Oriente do Brasil, 2009.