BREVIÁRIO MAÇÔNICO – 9 de dezembro – O SOL

Nas Lojas, o Sol ora é colocado na parede frontal onde se situa o Triângulo Luminoso (Delta), à direita do Venerável Mestre, ora colocado na Abóboda Celeste sobre o trono do Segundo Vigilante.

O Sol, como a Lua, são as dois maiores luminares do Firmamento, simbolizando a presença constante da Luz, luminares que na formação do mundo foram criados para beneficiar a Natureza.

O Sol dá calor e é indispensável para a vida, tanto dos animais como dos vegetais; nós o temos constantemente visualizado porque não há trevas enquanto é dia, afora alguns momentos quando surge em eclipse total, quando a Lua o encobre.

O Astro Rei atua sem que o homem lhe dê muita importância, porque ele está constante e fielmente ao seu lado.

Existem , porém, momentos em que o maçom permanece na escuridão, embora em plena luz solar; é a escuridão na alma, na mente, que dá o obscurantismo, cegando a visão e emergindo a mente no “Buraco Negro” do Universo.

Devemos usufruir da luz solar e bendizer ao Grande Arquiteto do Universo por essa dádiva, mas devemos nos sentir iluminados dentro de nós mesmo e, sobretudo, espargir essa Luz para que alcance os Irmãos menos afortunados. Nós fazemos parte desse sistema solar.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino, – 6. Ed. – São Paulo. Madras, 2014, p. 362.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima