1744 – Nasce FRIEDRICH LUDWIG SCHRÖDER, ator e erudito alemão, criador do Rito que reformou e dignificou a Maçonaria alemã e que leva o seu nome: Rito Schröder ou Alemão.
1822 – José Bonifácio inicia perseguição aos Maçons: manda que o intendente de polícia prenda Gonçalves Ledo, “mesmo que para isso se use violências ou gastos extraordinários […] Vossa Mercê fará o impossível, se for possível, para o apanhar de qualquer forma”.
Nem os esforços empreendidos pelos maçons no sentido de participar dos festejos da aclamação de D. Pedro no dia 12 de outubro foram suficientes para impedir que D. Pedro, em 21 de outubro, determinasse a Ledo a interrupção das atividades maçônicas e que em 02 de novembro de 1822 José Bonifácio, na condição de Ministro do Reino, determinasse a abertura de uma devassa que culminaria na prisão e na fuga de vários maçons.
1822 – Demonstra que o período de adormecimento da Maçonaria Brasileira, entre 02 de novembro de 1822 e a abdicação de dom Pedro I, em 07 de abril de 1831, não corresponde ao relato propalado por muitos maçons dentro e fora das lojas, seja porque as atividades maçônicas não tenham se encerrado totalmente neste período; seja porque a suspensão dos trabalhos não pode ser responsabilizada a D. Pedro I; seja porque o Grão-Mestre Pedro Guatimozim pouco fez para interromper os trabalhos ou se colocar contra a interrupção; seja porque pertencia ao apostolado [cujas reuniões suspendeu pessoalmente], ou seja, porque sofreu a oposição dos maçons que resultou em sua abdicação ao Trono Brasileiro. A suspensão ocorreu por conta da dissensão interna que confrontava o Grupo do Ledo ao Grupo do Bonifácio e às questões políticas havidas no seio da Maçonaria.
1830 – A história da Gran Logia de los Antiguos Libres Y Aceptados Masones de la Republica del Peru começa em 1882, logo após a Independência Naturalmente os Irmãos peruanos aspiravam constituir um governo próprio e nacional para cuidar da Maçonaria do Rito Escocês, então em 02 de novembro de 1830, nove Inspetores Gerais da Ordem (Grau 33) presididos pelo PRESBÍTERO José Maria Monzón se reuniram e fundaram a primeira Potência Maçônica peruana e o Supremo Conselho do Peru.
1960 – O Ir.’. Jânio Quadros é eleito presidente da república.
1966 – Data da fundação do SUPREMO CONSELHO DE ISRAEL.
1979 – FUNDAÇÃO DA ARLS SÃO JOÃO VIGÁRIO B. FAGUNDES Nº 2312 – GOB / DF.
1984 – Fundação da ARLS REI SALOMÃO Nº 190 – GL/MG.
1991 – Fundação da ARLS SEIXAS NETO Nº 045 – GO/SC.
2005 – Fundação da ARLS ESTRELA DE DAVI Nº 068 – GL/MT.
Outros acontecimentos do dia 02 de Novembro:
Dia de Finados – O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca. É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre. Desde o século I, os cristãos rezam pelos falecidos, visitavam os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio.
Mitch assusta o mundo
Em 2 de novembro de 1998, o furacão Mitch diminui sua força na América Central. Ele causou o maior número de mortes já registrada por um furacão nos últimos dois séculos. Foram 11 mil pessoas. Milhares de famílias ficaram sem teto e 70% dos campos em Honduras e Nicarágua foram destruídos.
1470 – Nasce Eduardo V de Inglaterra.
1483 – Henry Stafford, o Duque de Buckingham é decapitado em Salisbury por sua rebelião contra o Rei Ricardo III.
1589 – Chegam ao Rio de Janeiro, para fundar um mosteiro beneditino, frei Pedro Ferraz e o frei Simão Porcalho.
1685 – Enforcados Beckman e Sampaio, líderes revoltosos no Maranhão.
1721 – Pedro I, o Grande, é proclamado imperador da Rússia.
1846 – Nasce José Menéndez, colonizador espanhol da Patagônia.
1896 – A seguradora britânica Londoner General Accident Corporation oferece aos seus clientes o primeiro seguro de veículos no mundo.
1906 – Na União Soviética, Leon Trotsky é condenado à deportação para a Sibéria.
1906 – Nasce Luchino Visconti, diretor de cinema italiano.
1907 – Rudyard Kipling recebe o prêmio Nobel de Literatura.
1913 – Nasce Burt Lancaster, ator norte-americano.
1917 – O governo britânico, através da Declaração Balfour, promete aos judeus um “lar nacional” na Palestina.
1920 – A KDKA, de Pittsburg vai ao ar como a primeira rádio comercial do mundo.
1938 – A Hungria anexa o sul da Eslováquia, seguindo o desmembramento da Tchecoslováquia no acordo de Munique.
1948 – Contrariando todas as pesquisas eleitorais, o democrata Harry Truman é reeleito presidente dos Estados Unidos.
1950 – Getúlio Vargas, deposto em 1945,é eleito presidente da república, derrotando o brigadeiro Eduardo Gomes.
1952 – A primeira bomba atômica britânica é testada com sucesso na ilha Monte Bello, a noroeste daAustrália.33
1953 – O presidente Vathas sanciona a lei 2.004, que cria a estatal Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobrás, à qual é confiado o monopólio para a pesquisa, lavra, refino e transporte de petróleo e derivados.
1953 – O parlamento do Paquistão declara o país como ¿a República Islâmica do Paquistão¿.
1955 – Os norte-americanos Carlton-Schwerdt e Schaffer conseguem visualizar de forma nítida o vírus que causa a poliomelite.
1955 – Juscelino Kubitschek de Oliveira é eleito presidente da república.
1956 – A Hungria recorre à assistência das Nações Unidas contra a invasão soviética.
1959 – Charles Van Doren confessa que o programa de quizzes na televisão chamado de 21 foi arranjado.
1960 – Bélgica, Holanda e Luxemburgo assinam o Tratado de Benelux, abolindo barreiras alfandegárias entre os três países.
1962 – O astronauta americano Walter Schirra Jr. dá seis voltas ao redor do planeta e é resgatado no oceano Pacífico.
1964 – O rei Saud, da Arábia Saudita é deposto pelo irmão Faisal. Eles eram filhos de Bin Saud, que fundou a Arábia Saudita em 1924.
1966 – No Vietnã, tropas americanas destroem as rampas de lançamento próximas a Hanói e Haiphong.
1975 – Assassinado em Ostia, na Itália, o diretor de cinema e escritor italiano Pier Paolo Passolini.
1976 – O democrata Jimmy Carter é eleito presidente dos Estados Unidos com 50,1% dos votos.
1978 – Depois de estabelecer novo recorde de sobrevivência no espaço, dois cosmonautas soviéticos deixam a estação espacial Salyut 6 e voltam à Terra.
1983 – O governador geral da ilha de Granada, Paul Scoon, anuncia ruptura de relações com Cuba, URSS e países com influência soviética.
1984 – Retorna à URSS Svetlana, a filha única de Stalin, que permaneceu 17 anos nos Estados Unidos.
1990 – O parlamento de Moçambique aprova uma nova constituição tornando o país uma democracia multi-partidária.
1990 – Dividida em dois estados desde o fim da segunda guerra mundial, a Alemanha volta a ser uma única nação.
1995 – Assassinado em Bogotá, na Colômbia, o candidato presidencial conservador Álvaro Gomez Hurtado.
1998 – O furacão Mitch mata cerca de 11 mil pessoas na América Central.
Curiosidades:
Ano: 2024
Década: 203
Século: XXI
Milênio: 3º
2 de Novembro é o 306.º dia do ano no calendário gregoriano (307.º em anos bissextos ). Faltam 59 dias para acabar o ano.
Curiosidades neste dia ou quanto a este dia 2 de Novembro :
No México, ao invés de melancolia, os mortos são homenageados com grandes festas. Isso faz com que o país receba visitas de turistas de todo mundo. Os mexicanos fazem uma verdadeira festa nesse dia e preparam um grande banquete. Segundo a tradição mexicana, nos dias 1º e 2 de novembro, Deus deixa os mortos virem visitar os seus familiares que ainda estão na Terra. Ao mesmo tempo, os mortos têm a oportunidade de comer e beber aquilo que mais gostavam. Esse é um dos motivos dos grandes banquetes preparados nas casas mexicanas no Dia de Finados.
Muitas vezes, no dia de finados, o tempo fica nublado ou chuvoso. As crenças populares dizem que isso acontece porque as lágrimas das pessoas são derramadas dos céus. Outra tradição diz que chove nesse dia porque toda a tristeza das pessoas que perderam um ente querido sobe ao céu e desce em forma de chuva para lavar toda a mágoa de quem ficou.
No Brasil e na grande maioria dos países, a celebração de Finados tem início na semana anterior, quando as pessoas vão até os cemitérios limpar as sepulturas. No Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos, as pessoas vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos seus entes queridos que já faleceram. Alguns também mandam rezar missas em nome dos falecidos.
Por fim, temos também que no dia de finados, quem realmente aproveita a data são os proprietários de floriculturas, que obtém até mesmo licença de suas prefeituras para montar barracas em frente aos cemitérios. Além das floriculturas, outros comerciantes também lucram com a data, como os carrinhos de lanches, as pessoas que limpam os túmulos, os vendedores de santinhos, terços e velas, e até mesmo os vendedores ambulantes de flores que ficam próximos aos cemitérios.
Bem amigo leitor, se você é comerciante, fiel, católico, evangélico ou seja lá de qual religião for, ou mesmo se não tem religião e nem fé, ao menos uma coisa é certa, em princípio, deve estar Vivo para estar lendo este texto… então comemore a Vida, pois a única certeza que temos nesta vida é a Morte que nos espera. E lembremo-nos com carinho de nossos entes queridos, assim também esperamos ser lembrados.
TOQUE DE SILÊNCIO
(Homenagens aos mortos)
Quando estive em Pistóia na Itália, visitando a cidade e o cemitério de São Roque onde foram sepultados os pracinhas brasileiros, confesso que passei a refletir mais sobre a guerra; este mal que desgraça o mundo, matando e mutilando milhares de pessoas inclusive crianças.
Hoje recebi um E-mail de meu amigo e vizinho Rudy Fonseca um texto que narra a história e origem do “Toque de Silêncio”. Nada mais justo de postar aos amigos que como eu talvez não tenha idéia de como surgiu à música hoje executada em todas as cerimônias fúnebres por militares.
“Tudo começou em 1862 durante a Guerra Civil Americana quando o Capitão do Exército da UNIÃO, Robert Elly estava com seus homens perto de Harrison’s Landing no Estado da Virginia e o Exército Confederado estava próximo a eles, do outro lado do terreno.
Durante a noite, o Capitan Elly escutou os gemidos de um soldado ferido no campo. Sem saber se era um soldado da União ou da Confederação, o Capitão decidiu arriscar sua vida e trazer o homem ferido para dar-lhe atenção médica. Arrastando-se através dos disparos, o capitão chegou ao soldado ferido e começou a arrastá-lo até seu acampamento. Quando o Capitão chegou finalmente às suas próprias linhas, descobriu que em realidade era um soldado confederado. Mas, o soldado já estava morto.
O capitão acendeu sua lanterna para, mesmo na penumbra, ver o rosto do soldado. De repente, ficou sem fôlego e paralisado. Tratava-se de seu próprio filho. O menino estava estudando música no Sul quando a guerra se iniciou. Sem dizer nada a seu pai, o moço havia se alistado no exército confederado.
Na manhã seguinte e com o coração destroçado, o pai pediu permissão a seus superiores para dar a seu filho um enterro com honras militares apesar de ele ser um soldado inimigo. O Capitão pediu se poderia contar com os membros da banda de músicos para que tocassem no funeral de seu filho. Seu pedido foi parcialmente aprovado.
Por respeito ao pai, lhe disseram que podiam lhe dar um só músico. O Capitão, então, escolheu um corneteiro para que ele tocasse uma série de notas musicais que encontrou no bolso do uniforme do jovem falecido.
“Nasceu assim à melodia inesquecível que agora conhecemos como Taps, cuja letra é a seguinte:”
O dia terminou, o sol se foi
Dos lagos, das colinas e do céu.
Tudo está bem, descansa protegido,
Deus está próximo.
A luz tênue obscurece a visão.
E uma estrela embeleza o céu, brilhando luminosa.
De longe, se aproximando, cai a noite.
Graças e louvores para os nossos dias
debaixo do sol, debaixo das estrelas, debaixo do céu,
enquanto caminhamos, isso nós sabemos,
Deus está próximo.
Esta melodia não é necessário fazer comentário, acredito que todos nós já a ouvimos alguma vez.
“Não existem esforços inúteis se empregados em prol do bem comum.”
GETÚLIO DORNELLES VARGAS
“Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores”
KHALIL GIBRAN
TFA, Gabriel Campos de Oliveira•°•
Divinópolis – MG – Brasil